A Adobe é sem dúvida uma das empresas mais influentes quando o assunto é software para profissionais criativos. Com um portfólio que inclui nomes como Photoshop, Illustrator, InDesign, Premiere, After Effects e, mais recentemente, ferramentas com inteligência artificial integrada, a empresa se posicionou como líder em áreas como design gráfico, edição de vídeo, diagramação e fotografia.
Mas estar no topo tem seu preço... literalmente.
Por que muitos profissionais estão migrando da Adobe?
Nos últimos anos, a Adobe tomou algumas decisões que não agradaram parte da comunidade criativa. Entre os principais pontos de atrito estão:
- O fim da licença vitalícia dos softwares e a obrigatoriedade da assinatura da Creative Cloud.
- O aumento progressivo dos valores dos planos, tornando o acesso legítimo cada vez mais restrito.
- As dificuldades no cancelamento da assinatura (com multas e burocracias).
- E mais recentemente as polêmicas envolvendo mudanças nos termos de uso, que levantaram preocupações sobre privacidade e uso de conteúdo por IA.
Tudo isso fez com que muitos profissionais e equipes começassem a procurar alternativas à altura, com preços mais acessíveis ou até gratuitas e que não dependessem de um ecossistema fechado e incerto.
Existem boas alternativas aos apps Adobe?
Sim. E mais do que isso: existem ferramentas incríveis que entregam muito, algumas até com foco em código aberto e liberdade criativa (ou seja: você não paga e nunca vai pagar pra usar, se não quiser e ainda pode ajudar a tornar a ferramenta ainda melhor).
Nem sempre essas ferramentas recebem a mesma atenção ou tem campanhas publicitárias, mas podem sim substituir os principais softwares da Adobe, especialmente se você entende bem o que realmente precisa no seu fluxo de trabalho.
Como facilitar a transição entre softwares
Antes de sair instalando programas adoidado, vale seguir algumas dicas para fazer essa mudança com o mínimo de dor de cabeça:
Entenda suas necessidades reais: Você realmente precisa de todos os recursos do Photoshop ou só usa tipo uns 25% deles no dia a dia? Saber o que você usa te ajuda a escolher uma alternativa com foco naquilo que importa.
Customização, Atalhos e ergonomia: Está acostumado com certos atalhos ou com a posição de certos painéis? Veja se o novo programa permite personalizá-los. Isso faz toda a diferença na produtividade.
Compatibilidade de arquivos: Sempre que possível, salve seus projetos em formatos abertos como SVG, PDF ou XCF ou outros mais suportados como EPS, além dos nativos (PSD, AI, etc). Isso garante maior compatibilidade com outras ferramentas caso você decida migrar.
Experimente antes de decidir: Muitas dessas ferramentadas alternativas que vou te mostrar possuem versões 100% gratuitas ou trials. Teste por uma semana e veja como você se adapta, se for tudo bem, é só continuar!
Lista de alternativas para a Creative Cloud
Abaixo, separei algumas ferramentas que podem substituir bem os programas mais conhecidos da Adobe. A lista inclui opções gratuitas e de código aberto e pagas com licença única, mas todas com ferramentas e recursos ótimos para profissionais criativos de vários segmentos:
Legenda:
🐧 = Disponível no Linux
🌐 = Disponível via Web
Alternativas ao Adobe Illustrator
Alternativas ao Adobe Photoshop
Alternativas ao Adobe Lightroom
Alternativas ao Adobe InDesign
Alternativas ao Adobe Premiere
- DaVinci Resolve 🐧
- Lightworks 🐧
- Filmora
- CapCut 🌐
- Clipchamp 🌐
- Kdenlive (gratuito) 🐧
- FlowBlade (Exclusivo para Linux) 🐧
Alternativas ao Adobe AfterEffects
Alternativas ao Adobe Audition
Alternativas ao Adobe Dreamweaver
Alternativas ao Adobe XD
Alternativas ao Adobe Fresco
Alternativas ao Adobe Substance3D
Monte seu workflow
Agora que você conhece as ferramentas, é a hora de montar seu workflow. Pra isso, você vai ter que pensar
em diversas coisas: seu hardware, seu sistema, seus softwares... Isso pode dar algum trabalho.
Entretanto, se você quiser alguns comentários sobre isso, especialmente sobre um workflow baseado em softwares
livres, eu tenho um vídeo bem completo onde explico desde o sistema operacional, passando pelas ferramentas de
organização e chegando até as ferramentas de trabalho. Tudo prontinho e com comentários sobre as escolhas!