2022
A globo é uma gigante da comunicação brasileira, tendo um conglomerado de diversas empresas e produtos sob sua gestão. Dentre as empresas, só a TV Globo fala com 100 milhões de brasileiros todos os dias, obtendo amplo alcance nacional. Este projeto é uma ferramenta de uso interno para gestão do fluxo de contas a pagar, afetando todas as diretorias da empresa.
As ordens de pagamento chegavam por diferentes canais, dificultando a organização e comprometendo os prazos de quitação. Isso resultava em multas recorrentes e gerava ansiedade entre os usuários que enviavam suas despesas.
Além disso, o sistema existente era pouco acessível. Sua complexidade técnica exigia familiaridade com processos financeiros e conhecimento tecnológico, o que excluía parte dos colaboradores e reduzia a adesão.
Esse cenário levou departamentos a criarem soluções alternativas, paralelas ao sistema oficial, aumentando ainda mais a fragmentação do processo e tornando a gestão do setor mais difícil.
Foi diante desse quadro que surgiu a necessidade de construir uma experiência unificada, simples e intuitiva, capaz de atender perfis de usuários com diferentes níveis de conhecimento técnico.
O projeto teve como objetivo redesenhar o fluxo de contas a pagar e serviços administrativos financeiros, criando um sistema que fosse ao mesmo tempo robusto para atender às demandas da empresa e acessível para todos os usuários.
Com base nos aprendizados das pesquisas e conversas com os envolvidos, o trabalho de design foi concentrado em mapear as jornadas de três perfis principais: solicitantes, atendentes e administradores. Para cada um, foram elaborados fluxos específicos, telas responsivas e adaptadas a diferentes contextos e também elementos de apoio, como mensagens de alerta, estados vazios e pop-ups orientativos.
O novo portal de Serviços Administrativos Financeiros unificou e facilitou o envio de despesas e informações contábeis ao setor administrativo. O impacto foi sentido em diferentes níveis da organização: usuários internos passaram a registrar e acompanhar suas solicitações com muito mais autonomia e clareza, enquanto o setor de finanças passou a receber informações organizadas, dentro de um fluxo padronizado.
O ganho mais significativo foi a criação de protocolos claros de interação entre diretorias e o setor administrativo-financeiro. A nova ferramenta reduziu os riscos de atraso, minimizou o uso de canais alternativos e elevou a taxa de adesão em comparação com as soluções anteriores.
Por ser uma ferramenta interna da empresa não disponibilizada ao público, ela foi colocada sob um NDA (non-disclosure agreement) e seus detalhes visuais, jornadas e fluxos não podem ser publicados.